O CARBONO É TETRAVALENTE
O número atômico do carbono é seis, e sua configuração eletrônica apresenta dois elétrons na camada K e quatro na camada L. Tendo quatro elétrons em sua última camada eletrônica, o carbono os compartilha com quatro elétrons de outro átomo para que se complete o octeto atingindo-se a configuração estável. Desse modo, forma-se quatro ligações covalentes. Em 1858, Kekulé reconheceu a tetravalência do carbono denominando seu primeiro postulado.
É importante destacar que as quatro valências do carbono são iguais entre si. Essa igualdade entre quatro valências do carbono é conhecida como o segundo postulado de Kekulé.
O CARBONO PODE SE LIGAR A OUTRO ÁTOMO?
O carbono pode se ligar tanto eletronegativos como eletropositivos, já que o número de prótons nêutrons e elétrons são iguais, sendo 6. O carbono liga-se a vários tipos de átomos, pois não sendo eletronegativos nem eletropositivos o mesmo pode ligar-se ora a elementos eletropositivos como o hidrogênio ora a eletronegativos como o oxigênio Assim pode-se afirmar que o carbono consegue formar uma grande quantidade de compostos.
O QUE SÃO ELEMENTOS ORGANÓGENOS?
Elementos organógenos significa " elementos formadores de compostos orgânicos". São elementos químicos que podem serem encontrados em compostos orgânicos: grupo dos principais: C (carbono), H ( hidrogênio), O (oxigênio), N(nitrogênio). E os elementos que pode ser encontrado também com bastante frequência como: O S (enxofre) e P (fósforo), e todos os elementos da família 7 A: F ( flúor), Cl ( cloro) Br (bromo) Z ( iodo), A t (astato). Encontra se também ligados a um átomo de carbono certos metais como o ferro e magnésio etc).
O carbono forma cadeias por ter a capacidade extraordinária de se ligar a outros átomos é o que chamamos de encadeamentos ou cadeias.
Esse fato é conhecido como o terceiro postulado de Kekulé. São exatamente essas cadeias que irão construir o "esqueleto" das moléculas das substâncias orgânicas.
Equipe: Ana Vitória, Thiago Sales, Karen Ariela, Layane Gomes, Raquel Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário