domingo, 14 de abril de 2013

A QUÍMICA ORGÂNICA NOS DIAS ATUAIS

        Por que Química orgânica? 
Para responder a essa questão precisamos voltar ao tempo cerca de três bilhões de anos, quando a vida surgiu no planeta terra. Naquela época, provavelmente as condições de temperatura, pressão, e a abundancia de energia solar forneciam meios para que alguns elementos presentes na atmosfera terrestre formassem as primeiras substancias percussoras de aminoácidos. Esses elementos eram: carbono, oxigênio  nitrogênio e hidrogênio  que constituíam a matéria orgânica. Toda matéria orgânica contém o elemento carbono.
       Os compostos orgânicos tem grande importância na fabricação de remédios, combustíveis, vestimentas, materiais de construção, entre outras, o que demostra que estão profundamente relacionados com o nosso cotidiano.
       O carbono possui a capacidade de formar extensas cadeias, as quis são fundamentais nas constituições de moléculas presentes nos seres vivos com DNA, o que permite a formação de grande variedade de compostos, muito maior que em qualquer outro elemento.
       Por tanto,  concluímos que a "Química Orgânica" é o ramo da ciência que estuda os compostos orgânicos. 
       Nos dias atuais a humanidade dispõe de: Compostos orgânicos naturais, e compostos orgânicos sintéticos.
       As fontes principais dos compostos naturais são: O petróleo, o carvão mineral, o gás natural, os produtos agrícolas etc. Os compostos orgânicos sintéticos são os produzidos artificialmente pelas indústrias químicas que fabricam plásticos, fibras têxteis, medicamentos, corantes, inseticidas etc.
        Esse desenvolvimento só é possível graças ao trabalho realizado em conjunto  formado por equipes de químicos ( e outros cientistas), universidades e grandes indústrias, que se dedicam à pesquisa de novos processos e produtos químicos.


Equipe: Yara Soares, Barbara Teixeira, Fabíola Sousa, Lucicléia Mendes, Camila Patrício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário